quarta-feira, 26 de abril de 2017

Aferindo a Respiração


Sistema Respiratório

Para receber o oxigênio (O2) presente na atmosfera e eliminar dióxido de carbono (CO2), os seres humanos precisam de todos os órgãos presentes no sistema respiratório para fazer as trocas gasosas. Os órgãos responsáveis por este processo são: fossas nasais, faringe, laringe, traquéia, brônquios e alvéolos pulmonares.

Resultado de imagem para sistema respiratório

Movimentos Respiratórios 


O processo de respiração é dividido em dois movimentos:

Inspiração: Através da contração do diafragma e dos músculos intercostais, a inspiração, promove a entrada de ar dentro do organismo. O ar inspirado contém cerca de 20% de oxigênio e apenas 0,04% de gás carbônico.

Expiração: Através do relaxamento do diafragma e dos músculos intercostais, a expiração, promove a saída de ar dos pulmões. O ar expirado contém 16% de oxigênio e 4,6 % de gás carbônico.

Movimentos de inspiração e expiração. Ilustração: OpenStax College [CC-BY-3.0 (http://creativecommons.org/licenses/by/3.0)], via Wikimedia Commons


Ritmo Respiratório

O controle da respiração é realizado pelo centro respiratório localizado no Bulbo raquidiano, que se caracteriza principalmente nas concentrações de gás carbônico presente no sangue.

Quando a concentração de gás carbônico está alta a consequência é a frequência respiratória aumentar.

Do contrário quando a concentração do gás carbônico esta baixa a frequência cai.

A Importância da Respiração

A respiração é fundamental para manter o bom funcionamento dos pulmões e de todo corpo humano, sendo essencial para a vida.

A respiração correta gera uma série de benefícios ao organismo onde produzem pressões no ventre que atuam de forma eficiente e direta melhorando a digestão.

Também contribui para eliminar as toxinas que se formam no corpo, modificando os resíduos, equilibrando as funções orgânicas e ajudando no fortalecimento de organismos debilitados.

Estudos relatam que tornar a respiração mais lenta e profunda ajuda a acalmar e relaxar o organismo, diminuindo as batidas do coração. Além disso, a respiração correta ajuda melhorar a elasticidade dos pulmões, mantendo um bom equilíbrio entre os gases no corpo.

Troca de Gases


Todo o processo de troca de gases no corpo, denominado respiração, ocorre em três etapas básicas: 
a) Ventilação pulmonar ou respiração: É o fluxo de ar para dentro e para fora dos pulmões. 
b) Respiração externa: (alvéolos e sangue) É a troca de gases entre os espaços aéreos (alvéolos dos pulmões) e sangue, nos vasos capilares pulmonares. Nesse processo, o sangue capilar pulmonar recebe O2 e libera CO2 . 
c) Respiração interna: (capilares e tecidos) É a troca de gases entre o sangue nos vasos capilares sistêmicos e as células dos tecidos. O sangue fornece O2 e recebe CO2.No interior das células, as reações metabólicas que consomem O2 e desprendem CO2 , são denominadas de RESPIRAÇÃO CELULAR.


Transporte de gases respiratórios


O transporte de gás oxigênio está a cargo da hemoglobina, proteína presente nas hemácias. Cada molécula de hemoglobina combina-se com 4 moléculas de gás oxigênio, formando a oxi-hemoglobina.


Nos alvéolos pulmonares o gás oxigênio do ar difunde-se para os capilares sangüíneos e penetra nas hemácias, onde se combina com a hemoglobina, enquanto o gás carbônico (CO2) é liberado para o ar (processo chamado hematose).


Nos tecidos ocorre um processo inverso: o gás oxigênio dissocia-se da hemoglobina e difunde-se pelo líquido tissular, atingindo as células. A maior parte do gás carbônico (cerca de 70%) liberado pelas células no líquido tissular penetra nas hemácias e reage com a água, formando o ácido carbônico, que logo se dissocia e dá origem a íons H+ e bicarbonato (HCO3-), difundindo-se para o plasma sangüíneo, onde ajudam a manter o grau de acidez do sangue. Cerca de 23% do gás carbônico liberado pelos tecidos associam-se à própria hemoglobina, formando a carboemoglobina. O restante dissolve-se no plasma.

OBS: O monóxido de carbono, liberado pela “queima” incompleta de combustíveis fósseis e pela fumaça dos cigarros entre outros, combina-se com a hemoglobina de uma maneira mais estável do que o oxigênio, formando o carboxiemoglobina. Dessa forma, a hemoglobina fica impossibilitada de transportar o oxigênio, podendo levar à morte por asfixia.


Os profissionais médicos usam sinais vitais, como a respiração, para monitorar o corpo a fim de identificar quaisquer problemas de saúde possíveis.Quando uma pessoa respira, ela inspira oxigênio e expira gás carbônico. Verificar a taxa de respiração é uma maneira importante de consultar se o trato respiratório está saudável e funcionando corretamente.

Imagem intitulada Check Someone's Breathing Rate (Rate of Respiration) Step 1

Conte as respirações. A respiração é medida em rpm, ou seja, respirações por minuto. Para obter uma medida precisa, a pessoa precisa estar em repouso. Em outras palavras, isso significa que a pessoa não vai estar respirando mais rápido do que o normal devido a algum tipo de exercício. Ela precisa estar imóvel por pelo menos 10 minutos antes de iniciar a contagem da respiração.

Técnica:
  • Colocar a mão no pulso do cliente, simulando verificar o pulso;  (Evitar alterações na freqüência respiratória.)
  • Observar os movimentos de abaixamento e elevação do tórax; os dois movimentos (inspiratório e expiratório) somam um movimento respiratório; 
  • Contar os movimentos respiratórios por 60 segundos; 
  • Anotar o valor obtido no impresso próprio; 
  • Deixar o cliente confortável e a unidade em ordem.

Verifique se a taxa de respiração está dentro da escala normal. Crianças respiram mais rápido do que adultos, então é preciso comparar o resultado de acordo com a taxa de respiração por minuto por grupo de idade. As taxas são as seguintes: 

Imagem intitulada Check Someone's Breathing Rate (Rate of Respiration) Step 2
  • 30 a 60 rpm para um bebê de zero a seis meses de idade.
  • 24 a 30 rpm para um bebê de seis a 12 meses de idade
  • 20 a 30 rpm para uma criança de um a cinco anos de idade.
  • 12 a 20 rpm para uma criança de seis a 11 anos de idade.
  • 12 a 18 rpm para alguém com 12 anos de idade ou mais velho.
Procure sinais de desconforto respiratório. Se a taxa de respiração de uma pessoa estiver acima ou abaixo da média e ela não estiver se exercitando, isso pode ser um indicativo de que existe algo errado. Outros sinais de desconforto respiratório incluem:


  • Queimação nas narinas durante a respiração.
  • Tom mais escuro da pele.
  • Costela e centro do peito puxados.
  • Respiração ofegante, com grunhido ou som de choro.

Nomenclatura 

Eupnéia: respiração normal.
Ortopnéia: é a incapacidade de respirar facilmente, exceto na posição ereta.
Taquipnéia: respiração rápida, acima dos valores da normalidade, freqüentemente pouco profunda.
Bradipnéia: respiração lenta, abaixo da normalidade.
Apnéia: ausência da respiração.






http://pt.wikihow.com/Medir-a-Taxa-de-Respira%C3%A7%C3%A3o-de-Algu%C3%A9m
http://www.ehow.com.br/medir-pulso-respiracao-como_119804/
http://www.ebah.com.br/content/ABAAABBZAAJ/tecnica-verificacao-dos-sinais-vitais
http://www.infoescola.com/fisiologia/respiracao/
http://www.afh.bio.br/resp/resp2.asp
https://professores.faccat.br/moodle/pluginfile.php/29582/mod_resource/content/1/aula%20%20170516%20sistema%20respiratorio%20%20D.pdf




Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Gastrostomia Definição:   Gastrostomia e jejunostomia são procedimentos cirúrgicos para a fixação de uma sonda alimentar. Um orifíci...